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sábado, 5 de fevereiro de 2011

Em 2011, o Facebook vai superar o Orkut no Brasil



Em 2010, o Google introduziu mais de 30 alterações no Orkut. Foi algo sem precedentes nos quase sete anos de vida da rede social de maior popularidade no Brasil. Na ocasião, a intenção era clara: não perder um dos poucos territórios que o site ainda domina e manter seu público, que começa a migrar, de forma paulatina, para outras plataformas, como Facebook e Twitter. Contudo, a diligência será insciente. É a aposta de Julio Vasconcellos, sócio-fundador do Peixe Urbano, maior site de clubes de compra coletiva do país.

Aos 30 anos e ex-representante brasileiro do Facebook, o empreendedor acredita que a rede social criada por Mark Zuckerberg vai superar, já neste ano, o site de propriedade do Google. “Muitos brasileiros começam a conhecer a internet pelo Facebook”, sentencia. Para Júlio, que administra uma empresa de 280 funcionários, a constante renovação do produto também contribui para novas adesões.

No entanto, tirar o Orkut da liderança na categoria não é uma tarefa nada fácil. Segundo dados do instituto Ibope Nielsen relativos a outubro, o Orkut se mantém no topo do segmento no Brasil, com 29,1 milhões de visitas únicas no mês. O Facebook segue em segundo, já à frente Twitter, com 15,4 milhões. Em suma: o site de Zuckerberg detém metade da audiência do líder Orkut no país.

Na entrevista a seguir, Julio também faz previsões sobre o mercado de compra coletiva virtual, explica a presença de seu novo sócio, o apresentador Luciano Huck, e garante que o segmento vai colher novos frutos com sua popularização. “A meta deste ano é de 1 bilhão de reais em cupons vendidos apenas no Brasil.”


Por que os sites de clubes de compras coletivas fizeram tanto sucesso em 2010?

Trata-se de uma propaganda virtual que leva para o mundo real. É um dos primeiros modelos de negócios de grande sucesso que transfere fatos da vida on-line para a “off-line”. Além disso, é a porta de entrada ao pequeno empreendedor, que não tem condições de anunciar em mídias consideradas tradicionais, como TV, rádio e publicações impressas. É um modelo que não traz riscos excessivos ao pequeno e grande empreendedor.

O que você espera da web em 2011?

Acredito que o Facebook vai superar o Orkut no país. Hoje, é possível perceber uma mudança de comportamento dos usuários brasileiros: muitos deles começam a conhecer a internet pelo Facebook. E o maior valor que agregue pessoas em espaços virtuais é estar no mesmo local virtual que seus amigos. Portanto, quem não se cadastrou, acaba migrando para a rede social criada por Zuckerberg. Outro ponto alto é a própria renovação do site, que dá a sensação ao usuário de dinamismo no produto. Trabalhei no Facebook e é possível perceber como os funcionários da empresa buscam, sempre, aperfeiçoar o produto.

Qual é a sugestão que você faz ao empreendedor brasileiro em 2011?

Aposte mais nos seus negócios. Hoje, faltam empreendedores no país que trabalhem exclusivamente com seus projetos. Geralmente, são bem receosos.

Por que o Groupon se destacou entre todos do segmento em todo o mundo?

O Groupon foi mais rápido e ressucitou de forma pioneira um modelo conhecido e que já foi aplicado à web no fim da década de 90. A empresa de Andrew Mason conseguiu concretizar o projeto no momento mais propício para investimentos, digamos, virtuais.

Você está preocupado com o avanço do Groupon no país?

O Groupon é uma grande empresa e inicia investimentos gigantes no Brasil – até ações publicitárias na TV. No entanto, temos uma base fiel de usuários e a chegada de Luciano Huck no grupo (novo sócio do Peixe Urbano), também vai nos ajudar. Ele é um profissional de uma mídia considerada tradicional, é respeitado e tem boas chances de propagar nossa ideia em outros espaços.

Recentemente, parte da imprensa noticiou que o Groupon rejeitou uma proposta de compra do Google no valor de 6 bilhões de dólares. Por que não houve acordo entre as duas empresas?
Ao que me parece, foram apenas boatos. Mas, caso tenha realmente acontecido, acredito que o corpo de funcionários que comanda o Groupon percebeu que a empresa não seria o foco principal de mercado do Google, já que a companhia ainda é, acima de tudo, um site de buscas.

O que esperar do Peixe Urbano neste ano?

Já disponibilizamos o Peixe Urbano em 35 cidades e nossa nova meta é ampliar o alcance geográfico da empresa – atingir cidades entre 200.000 e 400.000 habitantes. Manter a qualidade também é uma das tarefas essenciais, porém árduas. Vamos ampliar o treinamento de parceiros também, que é uma espécie de consultoria às empresas que anunciam no Peixe Urbano.

E qual é o futuro dos sites de compras coletivas?

Futuro promissor. Apenas em 2010, o mercado brasileiro gastou 100 milhões reais em cupons. Em 2011, a meta de é de 1 bilhão. E terá mercado para todos. Acredito na possibilidade de existir serviços direcionados a públicos restritos, como por exemplo, um site de clubes de compra coletiva de uma pequena cidade. O mercado brasileiro que aposta na web só ganha.

Foto: Divulgação.
Fonte: Veja