logo

quarta-feira, 3 de março de 2010

O que é um sistema de informação?


Apesar de ser um curso relativamente novo, a graduação em Sistemas de Informação já tem sido bastante procurada pelos estudantes. Mas para muitas pessoas esse curso ainda é um mistério. O que é um sistema de informação? O que estuda quem faz esse curso? Onde trabalha esse profissional?

Dando continuidade ao nosso Guia de Profissões, vamos explicar para vocês o que é, afinal, esse curso. Para começar é bom entender o que é um sistema de informação: é um sistema que organiza, processa e dissemina dados, transformando-os em informação útil para o usuário. Quem se forma em Sistemas de Informação, portanto, é responsável por criar esses sistemas computadorizados e cuidar de todo o processamento, armazenamento e disponibilização de informações.
Organizar dados e informações é uma atividade que se tornou essencial para todas as empresas. Por isso a profissão vem crescendo e esse profissional sendo cada vez mais requisitado. "Sua principal função é entender os problemas de uma companhia e conseguir solucioná-los por meio da aplicação de ferramentas de mercado ou da confecção de sistemas próprios", explica Euler de Almeida Barbosa Junior, consultor sênior da CIS Corporate, em entrevista ao Guia do Estudante.
Para quem está pensando em fazer esse curso é bom se preparar para estudar muita matemática. Cálculos e raciocínio lógico fazem parte de toda a grade do curso e há também matérias específicas como linguagem de programação, bancos de dados, sistemas de informação, redes de computadores e inteligência artificial.
Depois de formado em Sistemas de Informação o profissional terá entre suas atividades: criar e instalar programas para facilitar consultas às informações de uma empresa, montar e gerenciar bancos de dados e planejar a arquitetura de homepages. E ainda, administrar o fluxo de informações gerado e distribuído dentro de uma empresa.
O mercado de trabalho para esse profissional é promissor. "As empresas estão desesperadas procurando por profissionais nas universidades", diz Hugo Bastos de Paula, coordenador do curso de Sistemas da Informação da PUC-MG, em entrevista ao Guia do Estudante.
Bancos, indústrias, seguradoras, empresas de telefonia e internet oferecem a maior parte das vagas para esse profissional. Há boas oportunidades também para docência, por conta do aumento das faculdades de Sistemas de Informação.
"As empresas sentiam a necessidade de um profissional capaz de construir um sistema de informação adaptado aos seus negócios. E o profissional de SI surgiu para suprir estas carências", explica a coordenadora da graduação de Sistemas de Informação da Faculdade de Tecnologia IBTA, Lúcia Contente Mós, em entrevista ao portal Universia.
Uma outra vantagem desta profissão é a remuneração, que costuma oscilar entre R$ 2.000 e R$ 8.000, um valor alto se comparado com as outras profissões da área. Mas para se manter bem no mercado é necessário que o profissional esteja sempre atualizado, afinal novas tecnologias não param se surgir e é preciso estar por dentro das novidades e ser capaz de otimizar os sistemas de informação.
"Além da graduação, a língua inglesa e as especializações em determinadas linguagens tecnológicas são essenciais", explica a gerente de talentos da IBM Brasil, Luciana Farisco, em entrevista ao portal Universia.
Quem faz ou já se formou em Sistemas de Informação, pode contar pra gente o que acha do curso!

Google vai oferecer internet ultrarrápida nos EUA

O Google planeja construir redes experimentais de internet ultrarrápida, em vários pontos dos Estados Unidos, de acordo com anúncio feito nesta quarta-feira (10) no blog oficial da companhia.
A gigante de busca afirmou que as suas redes banda larga de fibra óptica vão oferecer velocidades de 1 gigabit por segundo para até 500 mil norte-americanos, a preços competitivos. Ainda segundo a companhia, seu novo serviço será mais de cem vezes mais rápida que as redes que a maioria dos americanos têm acesso atualmente.
“Imagine-se sentado em uma clínica na zona rural, fazendo streaming de imagens médicas tridimensionais através da web e conversar com um especialista em Nova York. Ou um download de um longa-metragem em alta definição, em menos de cinco minutos. Ou colaborando com os colegas ao redor do mundo enquanto assiste a um vídeo 3D ao vivo de uma palestra na universidade. O acesso universal à internet ultrarrápida vai tornar tudo isso e mais possível”, escreveram os gerentes de produto Minnie Ingersoll e James Kelly, ao anunciarem a nova experiência do Google.

Novo vírus de computador infecta 75 mil computadores

Novo vírus de computador infecta 75 mil computadores, diz estudo
Um novo tipo de vírus de computador contaminou quase 75 mil máquinas em 2,5 mil organizações no mundo, incluindo contas de usuários em populares sites de redes sociais, segundo uma pesquisa da empresa de segurança na internet, NetWitness.
O vírus, conhecido como “Kneber botnet”, reúne os dados de login para sistemas financeiros online, redes sociais e emails de computadores infectados e transmite essa informação a seus criadores, afirma a NetWitness em comunicado.
Um botnet é uma rede formada por computadores infectados que os hackers podem controlar a partir de uma máquina central.
A empresa afirmou que o ataque foi identificado pela primeira vez em janeiro durante um desenvolvimento de rotina no software da NetWitness.
Um estudo mais aprofundado pela Herndon, empresa de segurança de software dos Estados Unidos, revelou que muitos sistemas comerciais e governamentais foram comprometidos, incluindo 68 mil dados de login e acesso a email, bancos online, Yahoo, Hotmail e redes sociais como o Facebook.
“A proteção convencional contra malware e detecção com base em assinatura de sistemas são, por definição, inadequados para identificação do Kneber ou outras ameaças mais avançadas”, disse o presidente-executivo Amit Yoran em comunicado.

“Veja isto…”

Você tem um breve tempo…
Embora não tão novo, assista este vídeo e reflita…

Clique neste LINK....
http://videolog.uol.com.br/video.php?id=406908

Mitnick clona celular ao vivo

Uma das principais atrações da Campus Party 2010, o ex-hacker e atual consultor de segurança Kevin Mitnick deu uma palestra de pouco mais de uma hora sobre segurança da informação. O momento mais curioso foi a clonagem de um número de celular feita ao vivo.
Mitnick pediu o número de celular de um dos participantes da palestra e o digitou em um sistema criado por ele. Em poucos segundos, uma chamada com o número do celular do participante da palestra apareceu na tela do celular de Mitnick.
O consultor usou a clonagem para demonstrar uma das vulnerabilidades de segurança mais comuns hoje em dia. “Se você recebe uma chamada de um número da empresa em que trabalha, por exemplo, vai se sentir mais à vontade para compartilhar informações importantes. Mas com esse tipo de solução que mostrei, posso perfeitamente me passar por outra pessoa usando um número de celular que não é meu”, afirmou.
Com o título “A Arte de Enganar”, a palestra de Mitnick abordou métodos de engenharia social usados por hackers para obter informações sigilosas. “Muitos ataques de hackers não necessitam de grande conhecimento técnico, mas sim de poder de convencimento para que a própria vítima forneça as informações desejadas”, afirmou o consultor.
Entre as técnicas mais modernas de fraude, Mitnick enfatizou o “vishing”, uso de sistemas de telefonia VoIP para capturar a informação desejada. Nessa modalidade de ataque, a vítima recebe um falso e-mail de um banco ou operadora de cartão de crédito. Mas no lugar do tradicional link para um site malicioso, há apenas um número de telefone.
“A vítima liga para o telefone e digita seus dados para acessar o call center, mas na verdade esses dados estão sendo recebidos por um hacker”, explicou o consultor. Ele acrescentou que os hackers usam o sistema open source Asterisk para criar sistemas de PABX idênticos aos usados pelos bancos e operadoras.


A arte da perícia digital


Profissionais são especialistas em recuperar dados que pareciam perdidos


Nessa reportagem “A Arte da Perícia Digital“, publicada no portal “Olhar Digital”, os especialistas abordam assuntos relacoinados a Forense Digital e apresentam algumas ferramentas, entre elas, a FDTK (Forense Digital ToolKit) – uma distribuição Linux voltada a perícia digital que foi desenvolvida como Projeto Final da Graduação Tecnológica em Segurança da Informação da UNISINOS.