logo

quarta-feira, 3 de março de 2010

O que é um sistema de informação?


Apesar de ser um curso relativamente novo, a graduação em Sistemas de Informação já tem sido bastante procurada pelos estudantes. Mas para muitas pessoas esse curso ainda é um mistério. O que é um sistema de informação? O que estuda quem faz esse curso? Onde trabalha esse profissional?

Dando continuidade ao nosso Guia de Profissões, vamos explicar para vocês o que é, afinal, esse curso. Para começar é bom entender o que é um sistema de informação: é um sistema que organiza, processa e dissemina dados, transformando-os em informação útil para o usuário. Quem se forma em Sistemas de Informação, portanto, é responsável por criar esses sistemas computadorizados e cuidar de todo o processamento, armazenamento e disponibilização de informações.
Organizar dados e informações é uma atividade que se tornou essencial para todas as empresas. Por isso a profissão vem crescendo e esse profissional sendo cada vez mais requisitado. "Sua principal função é entender os problemas de uma companhia e conseguir solucioná-los por meio da aplicação de ferramentas de mercado ou da confecção de sistemas próprios", explica Euler de Almeida Barbosa Junior, consultor sênior da CIS Corporate, em entrevista ao Guia do Estudante.
Para quem está pensando em fazer esse curso é bom se preparar para estudar muita matemática. Cálculos e raciocínio lógico fazem parte de toda a grade do curso e há também matérias específicas como linguagem de programação, bancos de dados, sistemas de informação, redes de computadores e inteligência artificial.
Depois de formado em Sistemas de Informação o profissional terá entre suas atividades: criar e instalar programas para facilitar consultas às informações de uma empresa, montar e gerenciar bancos de dados e planejar a arquitetura de homepages. E ainda, administrar o fluxo de informações gerado e distribuído dentro de uma empresa.
O mercado de trabalho para esse profissional é promissor. "As empresas estão desesperadas procurando por profissionais nas universidades", diz Hugo Bastos de Paula, coordenador do curso de Sistemas da Informação da PUC-MG, em entrevista ao Guia do Estudante.
Bancos, indústrias, seguradoras, empresas de telefonia e internet oferecem a maior parte das vagas para esse profissional. Há boas oportunidades também para docência, por conta do aumento das faculdades de Sistemas de Informação.
"As empresas sentiam a necessidade de um profissional capaz de construir um sistema de informação adaptado aos seus negócios. E o profissional de SI surgiu para suprir estas carências", explica a coordenadora da graduação de Sistemas de Informação da Faculdade de Tecnologia IBTA, Lúcia Contente Mós, em entrevista ao portal Universia.
Uma outra vantagem desta profissão é a remuneração, que costuma oscilar entre R$ 2.000 e R$ 8.000, um valor alto se comparado com as outras profissões da área. Mas para se manter bem no mercado é necessário que o profissional esteja sempre atualizado, afinal novas tecnologias não param se surgir e é preciso estar por dentro das novidades e ser capaz de otimizar os sistemas de informação.
"Além da graduação, a língua inglesa e as especializações em determinadas linguagens tecnológicas são essenciais", explica a gerente de talentos da IBM Brasil, Luciana Farisco, em entrevista ao portal Universia.
Quem faz ou já se formou em Sistemas de Informação, pode contar pra gente o que acha do curso!

0 comentários:

Postar um comentário

Oi, obrigado (a) por deixar seu recado! Prometo responder você assim que possivel..... Desejo que volte sempre :)