logo

terça-feira, 9 de março de 2010

Porque a tecnologia afeta nosso cérebro



A partir do século XIX a ciência vem cada vez mais descobrindo um meio mais rápido e eficaz de desenvolver a tecnologia para o homem, neste final de século passado a humanidade passou a ser beneficiada com os espantosos progressos da vida moderna. No entanto também nunca foram registrados tantos relatos da disparidade de estilos de vida, tanta insatisfação e, sobretudo tanta perplexidade diante do futuro do homem. As descobertas dos cientistas contribuíram para a descrença e o descrédito de antigos mitos e dogmas que, durante muitos séculos, fundamentaram a conduta e a organização da sociedade.


Muitas são as tentativas para compreender a alma, a mente e o cérebro do homem, para entender a inteligência dos seres vivos; ainda se procura por explicações de a respeito da memória e do raciocínio humano, porém muitas dessas hipóteses surgiram e desapareceram, por falta de comprovação científica.

As primeiras máquinas foram construídas pelo homem para substituir a força humana, na maioria das vezes em atividades rotineiras e para a execução de tarefas que dependiam basicamente de força física. Com a evolução das ciências naturais, o cérebro passou a ser usado como modelo de funcionamento para a construção de máquinas mais sofisticadas.

Os cientistas de antigamente acreditavam que compreendendo o funcionamento cerebral, seria possível a criação de máquinas cada vez mais complexas e capazes de substituir a inteligência do homem. A partir daí os estudos e pesquisas realizadas pelos cientistas e conhecimentos sobre a composição e funcionamento do cérebro humano caíram por terra.

O sucesso das invenções de máquinas cada vez mais sofisticadas foi possível através de uma técnica denominada algoritmo. O algoritmo é um procedimento de cálculo que permite elaborar um grande número de programações em uma seqüência bem definida de operações.

São diversas coisas que afetam o pensamento de uma pessoa, um exemplo disso é uma pessoa que fica mais de 12 horas sentado na frente do computador, independente do que essa pessoa está fazendo, são muita informações em muito pouco tempo para o cérebro dela, isso faz com que o cérebro não armazene todas as informações corretamente, afetando o funcionamento e comprometendo algumas funções importantes. Há também os casos de idosos, onde esse tipo de problema fica mais evidente, porque o cérebro delas não vai funcionar mais com toda a sua força.

Por um lado o cérebro humano já é beneficiado, porque é capaz de se adaptar a uma nova realidade, para quem não é acostumado a ver tantas informações diárias, a dica é sempre estar se atualizando com o que acontece ao seu redor

0 comentários:

Postar um comentário

Oi, obrigado (a) por deixar seu recado! Prometo responder você assim que possivel..... Desejo que volte sempre :)