logo

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Análise de Sistemas x Sistemas de Informação

Análise de Sistemas


Na Wikipedia, a função está descrita como:
A atividade que tem como finalidade a realização de estudos de processos a fim de encontrar o melhor caminho racional para que a informação possa ser processada. Os analistas de sistemas estudam os diversos sistemas existentes entre hardwares (equipamentos), softwares (programas) e o usuário final.
Os seus comportamentos e aplicações, são desenvolvidos a partir de soluções que serão padronizadas e transcritas da forma que o computador possa executar.
De acordo com o que pude notar, ser um “analista de sistemas” não provém necessariamente de uma formação num curso de Análise de Sistemas. Muitos dos profissionais que trabalham nesta área são formados em cursos como Ciência da Computação, Sistemas de Inforamação, Análise de Sistemas propriamente dita, etc. A função de um profissional é fazer a interação entre as necessidades do usuário final (cliente) e a empresa. Como a própria citação da Wikipédia diz, ele é responsável por procurar o melhor caminho para fazer essa interação, para que seja mais fácil para um desenvolvedor compreender exatamente o que o cliente espera do software a ser desenvolvido.
O profissional também precisa ter um conhecimento abrangente na área de negócio na qual ele vai atuar, a fim de facilitar o processo de análise.

Sistemas de Informação

A definição do curso é a seguinte:
O foco é o desenvolvimento e aplicação de sistemas de informação computadorizados nas organizações. O conteúdo deste curso abrange aspectos técnicos, gerenciais e sociológicos, abrangendo, em linhas gerais, os conteúdos relevantes estudados na área de conhecimento Sistemas de Informação.
A função do profissional da área de SI é fazer a administração do fluxo de informações distribuídas e geradas por uma rede dentro de uma empresa. Ele pode ser responsável pelo planejamento e organização do processamento, armazenamento, recuperação e disponobilização dos dados presentes nos sistemas.
Na parte relacionada ao desenvolvimento de software, o profissional trabalha no levantamento de requisitos, faz a análise, a programação, os testes, implantação, etc. e também o acompanhamento dos sistemas solicitados pelo usuário final (cliente).
Bom, essa foi uma base bem crua e sem muito aprofundamento sobre cada uma das profissões. Peço novamente para que algum profissional ou estudante de algum dos cursos se manifeste em caso de eu ter cometido algum erro ou simplesmente para complementar algo que eu possa ter deixado de fora. Como falei no inicio do post, ele foi redigido somente com informações da internet, então pode estar sujeito a erros. Agradeço muito pela leitura e compreendimento de todos e espero que o post tire algumas dúvidas.

Fonteiotecnologia

0 comentários:

Postar um comentário

Oi, obrigado (a) por deixar seu recado! Prometo responder você assim que possivel..... Desejo que volte sempre :)