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sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Como o Orkut pode se manter na frente do Facebook




O Facebook, recentemente avaliado em 50 bilhões de dólares, vê oportunidade de ampliar seus negócios publicitários para além do segmento de jogos, declarou Dan Rose, diretor de negócios da rede social, nesta segunda-feira. "À medida que mais e mais atrações se tornem 'sociais', haverá oportunidades para nós, do ponto de vista publicitário", afirmou o executivo. Ele acredita que música e vídeo podem se tornar os próximos conteúdos a serem compartilhados de forma "social".

A empresa, liderada pelo jovem Mark Zuckerberg, criou uma fonte de renda significativa com base em jogos sociais. Graças a iniciativas como a da produtora Zynga, o site consegue manter uma audiência cativa de pessoas interessadas em títulos como FarmVille e CityVille. "Para uma companhia de games, o Facebook é de longe a mais eficiente plataforma publicitária", disse Rose durante conferência de mídia Digital Life Design, em Munique, na Alemanha.

De acordo com documentos enviados neste mês pelo banco Goldman Sachs a potenciais investidores, o Facebook obteve lucro de 355 milhões de dólares nos primeiros nove meses de 2010. No mesmo período, o faturamento chegou a 1,2 bilhão de dólares.


Outro pequeno artifício que auxiliaria usuários seria a criação de URLs personalizáveis. Exemplo: para encontrar VEJA no Facebook ou Twitter, basta digitar http://facebook.com/veja ou http://twitter.com/veja. O Orkut até acena com a possibilidade de tal mudança, mas, por ora, o site destina tal ferramenta apenas a um seleto grupo, como a comunidade oficial do site. Resta franquear poder ao usuário.

Alterar a política restritiva de conteúdos
Desde dezembro, comunidades criadas no Orkut são exibidas entre os resultados de busca do Google. Foi a primeira tentativa de tornar público um espaço que, até então, era restrito à rede social – e uma estratégia que pode atrair desenvolvedores, programadores e agências de propaganda, que também podem oferecer dinamismo ao site. Falta, agora, deixar público e visível aos motores de busca os populares aplicativos disponíveis na rede – estratégia já desenvolvida pelo rival Facebook.

Atrair novos serviços
Em outubro, o Google revelou aos desenvolvedores brasileiros uma integração do Orkut com o Jambool, plataforma de pagamentos on-line adquirida pela gigante de buscas em 2009. Em tese, qualquer programador que desenvolvesse serviços para a rede social teria a possibilidade de inserir ferramentas de cobrança nos seus programas.

O primeiro passo foi dado. Contudo, profissionais da área relatam inúmeras dificuldades com a criação de aplicativos no site. A principal delas incomoda o maior interessado: o usuário. Muitos adeptos da rede reclamam de problemas envolvendo instabilidade de aplicativos e games.

Resta ao Orkut, portanto, solucionar o ruído – pequeno, porém indispensável. Analistas e pesquisadores de mídia defendem que as pequenas empresas voltadas ao desenvolvimento de serviços no Twitter e Facebook sejam as maiores responsáveis pelo crescimento vertiginoso desses sites nos últimos dois anos. De fato, graças à política de API pública, que permite que desenvolvedores independentes criem aplicativos a usuários em todo o mundo, produtoras como a empresa de games Zynga se popularizaram rapidamente. Recentemente, o jogo CityVille, da própria Zynga, ultrapassou a barreira dos 100 milhões de usuários, consolidando o posto de mais popular do Facebook. O Orkut poderia aprender a lição.


Fonte: Veja

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