logo

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Nos laços (fracos) da internet Part. 2

Uma mina de empregos

Ernani d’Almeida

O carioca André Rodrigues, de 35 anos, gerente de projetos da IBM, recebe cinco propostas de emprego por mês. Não, André não fica enviando pilhas e pilhas de currículos pelo correio. Tudo se deve ao perfil que ele mantém no LinkedIn, com 1 800 contatos. Em 2007, André conseguiu um emprego em uma fábrica de software, em Campinas, graças à indicação de um integrante do site. "É uma rede de relacionamentos com um foco profissional bem definido. Não estou ali para fazer amigos, mas para fazer contatos", diz André. Para assuntos pessoais, ele usa sua conta no Orkut.

Contatos virtuais 2 400
Conhece pessoalmente 150




Amizade de fã


                                                               Montagem com foto de Otavio Dias de Oliveira


A cantora carioca Marina de la Riva, de 36 anos, descobriu uma maneira eficiente de tirar proveito profissional dos sites de relacionamentos, sem precisar expor sua privacidade. "Minha carreira é o que é hoje graças à facilidade com que pude divulgar minha música no Orkut, no MySpace e no Facebook", diz Marina, que já fez um show só para os amigos virtuais. Ela tem uma regra: jamais falar sobre sua vida pessoal nos sites. "Está na rede, é público, e você nunca consegue controlar as informações que circulam ali", diz. Apesar disso, ela já fez duas novas amizades na internet: a cantora Thalma de Freitas e o pianista Eduardo Nazarian. A relação com eles só se estreitou depois que Marina os encontrou pessoalmente.

Contatos virtuais 4 700
Conhece pessoalmente 100




Pessoalmente é melhor



                                                                 Montagem com foto de Otavio Dias de Oliveira

Quando quer desabafar sobre algo que aconteceu o trabalho, o publicitário Felipe Nakasima, de São Paulo, solta o verbo no Twitter. "Alguns colegas que me seguem no site chegam a me alertar para não cutucar certas pessoas", diz ele. Felipe, de 25 anos, gasta duas horas por dia atualizando o perfil em sites como Orkut e Facebook e tem uma grande amiga que conheceu pela internet. Mas isso só foi possível porque eles transferiram a amizade do mundo virtual para o real. "Para poder dizer que se conhece bem uma pessoa, é preciso ter passado um bom tempo junto dela", afirma. Para Felipe, uma das grandes vantagens dos sites de relacionamentos é poder manter contato com amigos que vivem longe.


Contatos virtuais 600
Conhece pessoalmente 60
 
 
Fonte: Veja

0 comentários:

Postar um comentário

Oi, obrigado (a) por deixar seu recado! Prometo responder você assim que possivel..... Desejo que volte sempre :)