logo

quarta-feira, 10 de março de 2010

Sua casa vai virar um nano data center?


Quanta energia os data centers do Google gastam cada vez que vê um filme no YouTube? As preocupações em torno das questões energéticas estão motivando a criação de mais um conceito em tecnologia: os nano data centers.


O NanoDataCenters Project propõe mudar a forma de distribuição da internet do tradicional esquema cliente-servidor para o peer-to-peer, diminuindo o consumo de energia nos grandes servidores. A ideia é que os próprios usuários funcionem como uma espécie de nano data center, armazenando e distribuindo o conteúdo na sua região. Assim, ao ver um vídeo do YouTube, ele poderia estar armazenado na casa do seu vizinho.

Para isso, os modems usados em casa passariam a ter uma função adicional. Um dos argumentos do projeto é que roteadores, gateways, set-top boxes e companhia ficam 100% do tempo ligados, mas passam boa parte do tempo ociosos nas casas – e poderiam ser mais eficientes se tivessem novas funções. É tudo muito enigmático ainda para se arriscar um palpite sobre o futuro da empreitada. Mas o projeto envolve nomes de peso, como o Instituto Fraunhofer, a Telefônica e a fabricante de modems Thomson. A observar.

Crédito da foto: Flickr/Ricky Romero

0 comentários:

Postar um comentário

Oi, obrigado (a) por deixar seu recado! Prometo responder você assim que possivel..... Desejo que volte sempre :)