O Internet Explorer é o navegador mais utilizado do mundo, sem dúvidas. E o principal motivo para isso é o fato de que este aplicativo já vem instalado em seu computador com o sistema operacional Windows.
Em comparação com o número de usuários de Linux e Mac OS, o Windows tem a liderança disparada, levando consigo seus programas oficiais. No entanto, uma rápida conversa com programadores, web designers e todos que trabalham na área de internet pode relevar uma verdadeira revolta contra o IE.
E por que tanto ódio? Seria o Internet Explorer o causador de todos os males da internet? Não, não é para tanto. Mas enumeramos aqui alguns problemas sérios que este navegador apresenta e que podem fazer com que você migre para a concorrência.
1. Segurança
Segurança é uma das questões principais que levam milhares de pessoas e empresas a migrarem para outros navegadores. O Internet Explorer – principalmente da versão 7 para baixo – não é considerado seguro.
Na Alemanha, uma verdadeira campanha contra o navegador da Microsoft foi criada e até mesmo a empresa de Bill Gates já pediu que os usuários abandonassem o uso da versão 6 do navegador.
Mas, não importa a versão, o IE é considerado por muitos um navegador perigoso, através do qual hackers podem facilmente invadir seu computador e acessar informações. Isso ocorre porque o Internet Explorer trabalha com ActiveX e Active Scripting, funções que permitem que navegador seja acessado de outros programas.
Dessa forma, outros usuários podem controlar seu computador, deixando-o vulnerável a ataques, vírus e todo tipo de malware. A diferença em relação a outros navegadores é que você precisa abrir arquivos ou clicar em links mal intencionados para que este ataque possa ocorrer. No Internet Explorer não, basta, apenas,utilizá-lo.
2. Um dilema para web designers e programadores
Estes padrões não estão em um livro sagrado nem nada do tipo, mas são regras seguidas para que navegadores, programadores, web designers e usuários coexistam pacificamente e tenham o mínimo de problemas possível ao acessar e criar páginas para a internet.
A briga com a Microsoft é por conta dela simplesmente ignorar estes padrões, fazendo do Internet Explorer o navegador mais difícil para se trabalhar. O tempo necessário para desenvolver uma página para o IE poder ser o dobro (ou mais) do que se utiliza para outros navegadores.
O resultado para os usuários é que a utilização do Internet Explorer pode resultar em web sites com visual mais pobre ou até mesmo muitos erros e bugs. Além disso, muitos sites não oferecem mais visualização utilizando o IE 6 – é o caso do Orkut, que exibe um aviso para que você atualize o IE ou utilize outro
navegador.
3. Interface deixa a desejar
Se por um lado os navegadores estão ficando cada vez mais simplificados e com visual limpo, o Internet Explorer parece não acompanhar totalmente esta tendência. Não é uma questão de modismo nem de beleza, mas sim de praticidade.
O navegador não deve chamar a atenção, nem muito menos ocupar espaço desnecessário na tela de seu computador. Ele é apenas o meio pelo qual você visualiza sites – estes sim destinados a serem belos e funcionais.Internet Explorer 8
Opera 10
Para muitos, o Internet Explorer deixa a desejar no quesito interface. Ainda que ele tenha – com atraso – adicionado a visualização em abas e inserido campos de busca (seguindo o modelo do Mozilla Firefox), ele ainda é um navegador com interface poluída
4. Personalização?
Google Chrome 5
O Chrome possui temas variados para inserir na interface, o Firefox conta com o Personas, onde até mesmo os usuários podem criar skins. O Opera, além dos temas, permite alterações na interface e que o usuário adicione widgets ao navegador. E o Internet Explorer? Bem, você pode navegar em tela cheia se quiser. E é basicamente isso.
5. Como desinstalar o Internet Explorer?
6. Devagar quase parando...
7. As extensões
O Internet Explorer demorou (muito!) para incorporar o uso de extensões em seu navegador. E então, ele demorou mais ainda para permitir que usuários criassem suas próprias extensões para serem compartilhadas.
Sendo assim, o IE ainda está muito atrás de outros navegadores no quesito variedade e qualidade dos plugins e add-ons oferecidos. Novamente, para quem quer personalizar e direcionar o uso do navegador, o Internet Explorer não é a melhor opção.
8. 15 anos de vida e oito versões
Dessa forma, as inovações e correções sempre demoram mais a chegar para os usuários do IE. De 1995 para cá, foram apenas 8 grandes atualizações. Em uma rápida comparação, o Chrome, de 2008, já está na sua quinta versão (e com disponibilidade da versão 6.0 Beta).
Além disso, a demora na atualização do navegador da Microsoft faz com que muitos usuários utilizem ainda o IE 6. A versão 8 do navegador foi lançada em 2009, e está previsto para o dia 15 de setembro o anúncio do Internet Explorer 9 - confira imagem abaixo.
Fonte: CNBeta
9. Desconfiança de muitas empresas e sites
Cada vez mais surgem programadores e web designers que simplesmente se recusam a desenvolver páginas para o navegador da Microsoft, e empresas e bancos que chegam a recomendar o uso de outras opções.
10. Opções melhores
As três principais são, sem dúvida, o Google Chrome, o Mozilla Firefox e o Opera. Eles permitem que o usuário personalize a interface, adicione extensões que facilitem a navegação, além de ter interface amigável, navegação em abas e velocidade no carregamento das páginas.
.....
Depois de ler tudo isso pode parecer que o Internet Explorer é o pior aplicativo do mundo. Na verdade, ele também possui características interessantes e tem mostrado algumas inovações em suas últimas atualizações que melhoraram significativamente seu desempenho, mas ainda se encontra defasado em relação aos concorrentes.A intenção deste artigo é mostrar a você, usuário, que existem outras opções que podem se adequar melhor aos seus objetivos de navegação na internet. Então, faça a comparação e eleja seu navegador de internet favorito!
1 comentários:
O melhor que testei ate hoje foi o Chrome Canary build, apesar da google dizer que esta em fase de testes, gostei muito, pois alem de ser pratico é bem ágil
Postar um comentário
Oi, obrigado (a) por deixar seu recado! Prometo responder você assim que possivel..... Desejo que volte sempre :)