logo

sábado, 19 de fevereiro de 2011

Confira as novidades que poderão vir no Firefox 5




A Mozilla Foundation não está nem perto de lançar a versão final do Firefox 4, mas isso não quer dizer que sua eficiente equipe já não esteja preparando algumas boas novidades para a quinta grande versão do segundo navegador mais usado no mundo.
Antes de falarmos do Firefox 5, vale lembrar que a equipe da Mozilla está com dificuldades em se livrar rapidamente dos bugs que ainda constam na versão beta do Firefox 4, portanto a versão RC (candidata ao lançamento) ainda deve demorar para chegar, saindo na próxima semana, lá pelo dia 25 de fevereiro. A versão final do navegador também tem previsões não muito otimistas, sendo disponibilizada no final de março — com alguns atrasos, pode chegar apenas em abril.
O Firefox 5, cotado para ser lançado até o final do primeiro semestre de 2011, já está em desenvolvimento e pode chegar com algumas alterações drásticas em sua interface, além de um estilo mais à la Google Chrome. Segundo notas da equipe de UI, a interface do navegador deverá ter respostas mais rápidas, a barra de endereço deve ser atualizada e as abas devem ganhar mudanças substanciais tanto no surgimento como em seus usos.
Recurso "Site-specific browser" no Twitter e Facebook.
O mockup acima mostra o recurso “site-specific browser”, que irá dedicar a aba a sites específicos, que integrarão um menu de navegação e links úteis do mesmo. Um exemplo: ao acessar o site do Twitter, você automaticamente integraria recursos como “New Tweet”, “Search” e “Direct messages” no menu da aba. Por aí, a gente já vê a tentativa da Mozilla de transformar sites em aplicativos sendo o navegador a principal plataforma de visualização.
Seleção de plugins.
O gerenciador de plugins do Firefox 5 poderá ganhar mais detalhes sobre os apps que você tem, de onde vieram e o que você pode fazer com eles.
Propaganda do Firefox Sync.
O Firefox Sync, que sincroniza abas, favoritos, histórico e senhas entre dispositivos diferentes com Firefox deverá ganhar um destaque maior na quinta grande versão do Firefox.
Busca do Firefox será aumentada.
campo de busca do Firefox 5 será aumentado para uma largura com 240 pixels.
As novidades acima são apenas mockups que os desenvolvedores da Mozilla já estão planejando para o Firefox 5, portanto não podemos indicar com certeza quais recursos realmente verão a luz do dia. Qual foi o seu favorito e por quê?
[Fontes: ZDNet e ConceivablyTech]

0 comentários:

Postar um comentário

Oi, obrigado (a) por deixar seu recado! Prometo responder você assim que possivel..... Desejo que volte sempre :)