logo

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Limpeza Rápida de Notebook, LCD e Teclado

  Depois de trabalhar por vários dias é chegada a hora de dar uma geral no notebook. 
Com o tempo ele vai acumulando marcas de impressões digitais, poeira e etc, adquirindo uma aparência feia, desgastada e essa limpeza protege a máquina e seu investimento, pois mantendo o notebook sempre em ordem, isso o valoriza um poquinho mais na hora de uma possível venda, com uma aparência bem cuidada, livre de riscos e manchas.
Então vamo  lá, começando pela regra básica: retirar a bateria do notebook e desconectar sua fonte.

O material que uso para fazer a limpeza é:
- Folhas de papel-toalha ou de papel higiênico macias;
- Algodão hidrófilo (esse não solta fiapos);
- Tem outros itens que uso, mas só de vez em quando (limpador multi-uso, limpa-vidros e silicone).





 Carcaça
Caso a carcaça esteja apenas levemente suja, um simples chumaço de algodão ou uma folha de papel toalha ou papel higiênico, macio e levemente umedecido em água basta para fazer esse serviço.
Com o algodão ou papel-toalha úmidos, passe levemente na carcaça do notebook, sem fazer pressão alguma, em movimentos circulares e em pequenas áreas de cada vez, para facilitar a limpeza. Querer resolver tudo em uma só passada não é a melhor opção e já diz o ditado: "a pressa é inimiga da perfeição".
Caso o note esteja muito sujo, eu utilizo um produto de limpeza multi-uso (aquele vidro verde) que elimina manchas mais dificeis de sair.



Tela




A tela com acabamento brilhante ou o chamado glossy usado em 95% dos notebook atualmente vendidos no mercado é linda, realça as cores e tal, mas é um verdadeiro imã para marcas de dedos e manchas, pois suja com muita facilidade.








A limpeza que faço no LCD é com o mesmo procedimento aplicado na carcaça do laptop: chumaço de algodão ou uma folha de papel-toalha ou de papel higiêncio macias, levemente úmidas com água e só; não adianta molhar demais o algodão ou papel-toalha, pois o efeito vai ser justamente o contrário: em vez de limpar, a tela pode ficar manchada com marcas de água e poeira e ficar com a aparência de ainda estar suja.
No caso do tuto, usei uma folha de papel-toalha umedecido com limpa-vidros (mas pode ser usado água):


Novamente a limpeza é feita em movimentos circulares, em pequenas áreas de cada vez e com pouca força aplicada na tela, pois muita pressão pode danificar o cristal liquido da tela ou causar um risco e aí bye-bye acabamento de espelho, por isso é bom não dar sopa pro azar.



Esse processo de limpeza é válido não só para telas brilhantes (glossy) mas também pode ser feito nas telas de acabamento fosco (matte) encontradas em alguns notebooks.

Algumas vezes uso um produto limpa-vidros (Vidrex ou Brilux) que deixa a tela bem limpa! Mas como esse produto tem álcool em sua fórmula, fica o aviso de que ele pode danificar ou manchar a tela; comigo isso nunca aconteceu, tanto em telas LCD como monitores CRT, mas como forma de precaução fica o alerta e se você estiver preocupado com isso, use água, que o efeito será quase o mesmo.

Em alguns tópicos pela web vi pessoas usando um produto em spray, que depois de aplicado tem um efeito anti-estático, dificultando que a poeira se acumule e depois facilita a limpeza, pois basta passar uma flanela macia e limpa, que a poeira sai imediatamente.



Teclado

O teclado é um dos lugares que mais acumula poeira num notebook, pois com a máquina aberta a maior parte do tempo é por ali que ela se acumula e alguns têm o péssimo hábito de usar notebook e comer ao mesmo tempo (reconheço que sou um desses).
Em casa tenho o agravante de ter cachorros que soltam pêlo prá caramba, estão sempre por perto de mim e adivinha onde esse pêlo vai parar? Isso mesmo: entre as teclas! E o pêlo dá um trabalhão prá sair.
Por isso, de tempos em tempos, uso um aspirador de pó, bem potente para retirar a poeira/pêlos que estejam entre as teclas ou até mesmo debaixo delas, o que poderia causar o mau funcionamento do teclado.

Caso não tenha um aspirador, pode ser uma alternativa um pincel de cerdas macias; aqueles usados pelas mulheres para tintura de cabelo serve muito bem.

Outra coisa que faço de tempos em tempos é passar silicone nas teclas e nos acabamentos do notebook de cor preta; o silicone é o mesmo dos usados em painel de carro e peças plásticas. Para isso uso um chumaço de algodão embebido de leve com silicone; o efeito do antes e depois é esse das duas foto abaixo.




Alguns podem não gostar do fato de que depois de aplicado o silicone o teclado pode ficar meio grudento; essa sensação desaparece em poucos minutos, mas vai de cada um usar ou não.

No final das contas, o resultado da limpeza é este aqui: notebook como novo!




Em alguns notebooks, no pacote de acessórios, vem acompanhando uma pequena flanela que deve ser usada entre o teclado e a tela, quando a máquina estiver desligada, para impedir a entrada de sujeira.








0 comentários:

Postar um comentário

Oi, obrigado (a) por deixar seu recado! Prometo responder você assim que possivel..... Desejo que volte sempre :)