logo

sábado, 26 de fevereiro de 2011

Linguagens de programação mais utilizadas em 2010

Este resumo conta somente com as linguagens Java, C#, Visual Basic e Ruby. Objective C não foi utilizado nas pesquisas, pois sua utilização foi atípica, e fruto apenas dos produtos da Apple. Devemos esperar os próximos meses para saber se manterão o crescimento ou se sua oferta será apenas passageira.
primeiro local que utilizei para pesquisa foi em um site para busca de empregos, que possibilita a realização de buscas com demonstrativo do crescimento dos itens mostrados.
A primeira pesquisa pode ser verificada no gráfico abaixo, e contempla as informações do primeiro semestre de 2010:
Esse gráfico mostra o percentual de buscas de postagens de empregos. Podemos verificar que as buscas de empregos de Java continuam liderando o mercado desde Julho de 2005.
Especificamente no ano de 2010, houve um momento de decréscimo das pesquisas. Isso ocorreu pelo fato da crescente demanda relacionada ao Objective C devido à explosão de iPhone, iPad e afins.
As buscas sobre C# vêm tendo um crescimento vegetativo, que não chega a ser ameaçador, porém tudo indica que os próximos anos serão decisivos para a aumento, ou não, das ofertas de emprego dessa linguagem. A utilização do Visual Basic manteve-se estável nesse ano.
A utilização de Ruby mostra um aumento substancial em relação aos demais anos, porém não está com intenção de crescimento de forma rápida.
A próxima pesquisa obteve as informações sobre o percentual crescimento de ofertas de empregos até o final do primeiro semestre de 2010:
Essa pesquisa é relacionada ao crescimento em relação ao número absoluto de ofertas de empregos. Acredito que o gráfico fala por si só.
Detentores de conhecimento de Ruby, a hora de sobressair é agora. Aproveitem a oferta crescente de empregos para sobressaírem enquanto a demanda ainda é pequena (será?!). Todas as outras linguagens pesquisadas mantiveram-se estável em todo o ano de 2010.
O último gráfico analisado pertence ao site SimpleHired e possui informações até outubro de 2010:
De acordo com esse gráfico, houve um crescimento de 52% tanto do Java, quanto do C#, desde abril de 2009. Porém o Java continua muito acima. Empregos relacionados a Visual Basic tiveram um crescimento de 112% e de Ruby, 78%, considerando também início em abril de 2009.
A conclusão a que podemos chegar é que 2010 foi o ano do Java mais uma vez e que esta continua sendo uma linguagem com forte utilização no mercado e com altas ofertas de emprego.
Ao contrário do que ouvimos falar durante o ano, o Java ainda está longe de ter um substituto à altura, pelo menos na quantidade de ofertas de empregos, ou seja: se todos os nossos planos derem errado, ainda poderemos ser programadores Java no futuro.
Fonte: imasters

0 comentários:

Postar um comentário

Oi, obrigado (a) por deixar seu recado! Prometo responder você assim que possivel..... Desejo que volte sempre :)