logo

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Conheça dez programas básicos para levar no seu pendrive

Programas podem ser armazenados e executados diretamente de um pendrive
Programas podem ser armazenados e executados diretamente de um pendrive



Com a demanda cada vez maior por informações e por mobilidade, os pendrives se tornaram companheiros inseparáveis de boa parte dos usuários de computador. Basta uma porta USB e a transferência de informações entre máquina e mídia externa está garantida. Além de guardar seus arquivos, esses dispositivos podem ser úteis também para levar programas: eles podem ser armazenados e executados diretamente no pendrive, trabalhando em conjunto com o seu computador.

Práticos, os polivalentes pendrives são vendidos em diversas capacidades de armazenamento (os mais comuns têm entre 1 GB e 256 GB) e preços (a partir de R$ 20, em sites de comparação). Eles podem ser emborrachados, à prova d'água, de choque ou distribuídos como frágeis chaveiros -- alguns são bem bizarros. Mas, independente do modelo, pendrives precisam de cuidados especiais para não serem danificados.
Veja a seguir:
Versão "pendriveana" do Skype, programa de comunicação instantânea que permite ligações telefônicas por meio de VoIP (voz sobre IP). Tem os mesmos recursos de seu irmão maior e, para rodá-lo, basta um duplo clique sobre o arquivo devidamente alocado na janela do dispositivo portátil.
Extremamente útil para usuários de netbooks e demais computadores que não possuem entrada de CD ou DVD, o Microsoft Windows 7 USB/DVD Download Tool permite reinstalar o sistema operacional por meio do pendrive. O programa tem 1 MB e apresenta interface simples, que guiam o usuário passo a passo como realizar o processo. Há um tutorial que explica como instalar o Windows 7 direto do pendrive.
O 7-Zip Portable permite compactar e descompactar arquivos e armazená-los diretamente no pendrive. Oferecendo alta taxa de compressão, promete suporte aos formatos 7z, ZIP, GZIP, BZIP2 e TAR para compressão e descompressão. Para as extensões RAR, CAB, ISO, ARJ, LZH, CHM, Z, CPIO, RPM, DEB e NSIS, garante somente a descompressão. Tem versões em 63 idiomas.
O DirSync Pro sincroniza pastas inteiras entre dois ou mais computadores utilizando o pendrive. O programa garante ainda a comunicação entre máquinas com sistemas operacionais diferentes (Win, Mac e Linux). A personalização é um dos seus trunfos, permitindo sincronizar itens de acordo com o tipo de arquivo, o local em que estão (subdiretórios, por exemplo) ou como back up.
 5 - XMPlay
Com ridículos 300 kB, o XMPlay é um dos mais leves players de música da web. Permite que o usuário o leve facilmente no pendrive e roda direto do dispositivo, dispensando instalação. Caso deseje, o usuário pode colocar músicas no pendrive e tocá-las diretamente do aplicativo, tornando o pendrive uma discoteca ambulante (obviamente, para funcionar é necessário que esteja conectado a um computador).
Praticamente idêntico ao irmão maior, o Mozilla Firefox Portable Edition é ideal para usuários que usam computador coletivos e que nem sempre têm o browser de código aberto instalado. Conta com gerenciador de downloads, com suporte a extensões, bloqueio de pop ups e outras funções de personalização que agradam aos usuários fiéis.
Programa de calendário da Mozilla que pode ser levado para cima e para baixo -- embora não seja tão leve e portátil como se esperaria (tem pouco mais de 7 MB). Para usuários do gerenciador de e-mail Thunderbird e do navegador Mozilla Firefox, pode ser uma mão na roda, já que conversa com ambos os programas e informa as atividades do usuário. 
Uma das opções para acessar arquivos de pacotes de escritórios em computadores públicos é apelar para o Google Docs. A outra é levar um conjunto de softwares dentro do pendrive. Para essa alternativa, há o OpenOffice.org Portable, compatível com o Office da Microsoft e que roda a partir do Java. Lento, mas quebra o galho em máquinas que somente tem o Bloco de Notas e o Wordpad instalado.
Antivírus que pode ficar instalado no próprio pendrive, evitando que as pragas virtuais assumam o controle do dispositivo de mídia. Tem um serviço de escaneamento rápido e conta com uma boa biblioteca de vírus. É importante ser atualizado constantemente - o que pode ser realizado praticamente toda vez que o pendrive é espetado em um PC com acesso à web.
O programa traz de volta tudo o que o Winamp para desktop foi um dia: limpeza, agilidade e facilidade de uso. Mas vai além: não requer instalação e conta com o sempre bom equalizador do programa e um sistema de lista de reprodução. Há muito pouco mais do que isso -- e que nem seria necessário. Tem suporte a MPEG, MP3, MID, MOD, WAV, VOC, OGG, AIF, WMA.
 Pacotão extra - PortableApps Suite Standard
Provavelmente uma das ferramentas mais úteis para quem usa o pendrive profissionalmente. O PortableApps Suite Standard é um pacote com os principais softwares para dispositivos de mídia, podendo ser usado em, além de pendrives, iPod, HDs externos e outros.
Por meio de uma interface amigável de acesso, permite ao usuário trabalhar com as versões portáteis de Firefox (navegador) Thunderbird (e-mail), Sunbird (calendário), ClamWin (antivírus), Pidgin (messenger), Sumatra PDF (leitor de PDF), KeePass (gerenciador de senhas), Sudoku (jogo), Mines-Perfect (game), CoolPlayer+ (player).
Além disso, o pacote tem ainda OpenOffice.org (pacote office), Writer (processador de texto), Calc (calculadora), Impress (apresentações), Base (utilitário de banco de dados) e Draw (desenho vetorial).


Fonte: Uol

0 comentários:

Postar um comentário

Oi, obrigado (a) por deixar seu recado! Prometo responder você assim que possivel..... Desejo que volte sempre :)