logo

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

O melhor fone de ouvido


O melhor para os ouvidos nesta faixa de preço


Uma das maiores reclamações dos usuários de iPods é a qualidade dos fones de ouvido que vêm com o gadget. Na verdade, a maioria não gosta mesmo é da sua (falta de) ergonomia, embora o som reproduzido seja muito bom. Por isso, é importante pesquisar por um equipamento que ofereça conforto, fidelidade sonora, e que não deixe o barulho externo atrapalhar.
Uma boa opção pode ser o Philips SHE9550/00, com relação custo-benefício acima da média. Ao contrário do SHE2550, que é barato, mas não oferece conforto e qualidade de som; e doSHE6000/10, que oferece desempenho semelhante, mas com design pouco ergonômico, oSHE9550 aparece como uma alternativa em conta aos fones oferecidos junto com alguns celulares ou players portáteis de mídia (PMP).
Fone Philips SHE9550-00 (Foto: Divulgação)Fone Philips SHE9550-00 (Foto: Divulgação)
Design
Quem está atrás de um fone intra-auricular sabe que entre seus maiores benefícios está o melhor isolamento acústico. Claro, não chega a ser um cancelamento de ruído, mas juntando a vedação com o volume da música (que, da mesma forma, não precisa ser tão alto quanto em acessórios comuns), é possível até esquecer um pouco o mundo em volta.
SHE9550 traz o sistema Angled Acoustic Pipe que, na prática, explica o design curvado do fone em 15°. A posição angular acompanha a curvatura do canal auditivo "para que as ondas sonoras do alto-falante sejam direcionadas com precisão para o tímpano, com a mais alta definição", como diz a fabricante. De fato, o som é bom, mas não se nota tanta diferença assim em relação à earbuds comuns. A curvatura não interfere na parte que realmente é introduzida na orelha, que se mostra normalmente reta.
As borrachinhas podem ser trocadas (o fone vem com mais dois tamanhos sobressalentes) para testar a que melhor se adéqua ao seu ouvido. Mas a tarefa de trocar essas borrachas requer certa paciência, já que o pequeno acessório se ajusta firmemente no falante. É bom ficar atento também para não rasgá-los na hora de tirar.
Philips afirma que o material do corpo do fone e do cabo de 1,2 metros são "flexi-grip", assim como no caso do SHE6000. Da mesma forma, o acabamento do conector é folheado a ouro para impedir a oxidação. Ele ainda vem com um enrolador de cabos, para ajudar na durabilidade, na hora de armazená-lo (dobrá-los demais pode partir o fio, deixando-o inutilizável em um dos lados).
SHE9550 sem borracha (Foto: Divulgação)SHE9550 sem borracha (Foto: Divulgação)
Conforto
Dependendo da borracha que for escolhida, oSHE9550 pode trazer relativo conforto em usos prolongados. Mesmo que seja uma tarefa desagradável, testar os diferentes tipos permite encontrar o ponto ideal, unindo isolamento acústico e posição confortável. Uma borracha pequena demais pode permitir o vazamento de som e, consequentemente, a perda das frequências mais graves. Já se ele estiver muito grande ou pontudo, você pode ficar com a sensação de incômodo.
Em nossos testes de uso prolongado, o conector maior se mostrou mais adequado, com ajuste firme, vedação para barulhos externos, sem entrar demais no ouvido. Mas, realmente, vai muito do tipo físico e opinião de cada um. Por isso, ponto positivo pela Philips ter disponibilizado três tamanhos diferentes de borracha, agradando a maioria dos usuários.
Qualidade de áudio
De nada adianta o equipamento ser confortável se a fidelidade sonora não estiver ali. Principalmente em se tratando de fones de ouvido pequenos, é comum ter um som estridente e sem frequências mais graves, o que faz muita gente pensar erroneamente que é um problema do formato MP3 ou do PMP.
Felizmente, o SHE9550 entrega um áudio encorpado, com frequências bem delineadas, incluindo o grave. Em comparação com fones mais caros, percebe-se um som um tanto abafado, mas há de se levar em consideração o seu preço em relação à concorrência. E, na faixa dele, é um dos melhores tanto pelo baixo forte quanto pela fidelidade de médios e agudos.
Pelo fato de ser intra-auricular, é recomendável escolher uma equalização que se ajuste ao ganho natural dos graves. Ou seja: compense o exagero e não coloque as pré-configurações do tipo "extra bass", pois isso só vai tornar o áudio mais distorcido. Mas, assim, claro... Caimos novamente no gosto pessoal.

0 comentários:

Postar um comentário

Oi, obrigado (a) por deixar seu recado! Prometo responder você assim que possivel..... Desejo que volte sempre :)