Poucos acreditam, mas é verdade. Estabilizador pode mais atrapalhar do que ajudar um computador. Veja por que não é recomendável utilizá-los.
Um estabilizador nada mais é do que uma chave seletora com algumas tomadas, que saem de um transformador/autotransformador. Assim, dá pra entender que estabilizador não é um substantivo adequado ao que deveria se chamar “seletor de tensão”, já que a função é de escolher as tensões disponíveis a aproximadamente 115Volts/AC.
O princípio de operação de um estabilizador é que a chave seletora saia de uma posição, e somente depois, passado um curto momento, faça contato com a outra posição de saída. Se não houver esse tempo, haverá um aglomerado de tensões diferentes, ou seja: um curto circuito 0800.
Ao ter que desligar de uma das saídas para logo após ligar uma outra saída, após um tempo, a fonte é desalimentada, e por menor que o tempo seja, os capacitores da fonte começarão um período de descarga que se permanecer, poderá “desabastecer” a energia do PC. Esse pequeno delay é muito pequeno para que a tensão baixe tanto e desligue o PC.
Veja no seguinte monitor de energia o tanto que a tensão oscila:
Por isso não é tão recomendável usar um estabilizador. Filtros de linha não sofrem tais oscilações internas, sendo mais recomendáveis para substituir sua caixinha que faz “tlec tlec”.
0 comentários:
Postar um comentário
Oi, obrigado (a) por deixar seu recado! Prometo responder você assim que possivel..... Desejo que volte sempre :)